Nome sujo? Saiba como consultar seu CPF grátis na Serasa e SCPC
Categoria:
Limpar o nomeNão pagou alguma dívida e agora precisa saber se seu nome está sujo? Saiba que é possível consultar seu CPF grátis e online na Serasa e no SCPC. Por meio dos sites destas empresas, você não apenas sabe se existe alguma pendência negativando o seu nome, mas também verifica o seu score – a pontuação consultada pelas empresas para concederem crédito.
Tanto na Serasa como no SCPC, a consulta pode ser feita em poucos passos, porém, exige que o consumidor tenha um cadastro prévio em seus respectivos sites.
Assim como a consulta, o cadastro também é gratuito e tem a finalidade de proporcionar mais segurança ao cidadão, uma vez que solicita uma senha para o acesso.
Saiba agora como consultar grátis o seu CPF na Serasa e no SCPC e entenda a importância de fazer essa pesquisa regularmente.
Passo a passo para consultar o CPF grátis na Serasa e SCPC
A consulta do CPF na Serasa e no SCPC pode ser feita de duas maneiras: pelo site e pelo aplicativo. Abaixo, veja como fazer em cada caso.
Consulta na Serasa
Pelo navegador de internet
Passo 1. Ao acessar o site da Serasa, clique na opção “Consultar CPF grátis”, logo na página inicial.
Passo 2. Na tela seguinte, insira o seu CPF e, depois, a sua senha. Se você ainda não tiver um cadastro, você deverá preencher os campos com os seus dados e criar uma senha para o acesso.
Passo 3. Feito o cadastro, você entrará na página principal da sua conta. Logo abaixo do seu score, será possível ver se o seu nome está limpo ou não. Caso esteja indicada a restrição no nome, clique em “Ver meu CPF” para saber quais são as dívidas acusadas.
Passo 4. Na tela seguinte, você poderá ver quantas dívidas negativadas você tem, além de conferir possíveis protestos, cheques sem fundos, ações judiciais, entre outras pendências. Para ver cada pendência, basta clicar sobre ela.
Passo 5. Clicando em “Dívidas negativadas”, por exemplo, você poderá ver quais são os valores devidos, assim como as empresas credoras e as datas de vencimento originais das dívidas.
Pelo aplicativo
Passo 1. Faça o download do aplicativo Serasa no seu celular. O app está disponível para Android e iOS.
Passo 2. Ao abrir o aplicativo, insira o seu CPF, clique em “continuar” e, depois, coloque a sua senha. Se você ainda não tiver um cadastro, preencha os campos com os seus dados e cadastre uma senha.
Passo 3. Logo na primeira página, você verá uma mensagem dizendo se o seu nome está limpo ou não. Caso você esteja negativado, clique em “Serviços”, no menu inferior, para saber quais são as dívidas apontadas.
Passo 4. Clique em “Monitoramento de CPF ativo” e, depois, em “Dívidas em seu nome”.
Passo 5. Na tela seguinte, você poderá ver quais são as dívidas que estão te negativando. Além de saber os valores devidos, você também pode verificar qual a empresa credora e a data de vencimento original da dívida.
Consulta no SCPC
Pelo navegador de internet
Passo 1. Acesse o site da Boa Vista SCPC, o Consumidor Positivo, e clique em “Entrar”. Se você ainda não tem um cadastro, clique em “Cadastre-se” e preencha os campos com os dados solicitados.
Passo 2. Coloque o seu CPF ou e-mail e a sua senha para entrar na sua conta.
Passo 3. Para ver se há dívidas negativando o seu nome, clique em “Dívidas”, a primeira opção da esquerda para a direita.
Passo 4. Desça um pouco a tela para ver quais são as dívidas apontadas. Além das dívidas, você também pode verificar os cheques devolvidos e protestos.
Pelo aplicativo
Passo 1. Faça o download do aplicativo Boa Vista no seu celular. O app está disponível para Android e iOS.
Passo 2. Ao abrir o app, insira o seu CPF e a sua senha, se já tiver cadastro. Se ainda não se cadastrou, preencha os campos com os dados solicitados e cadastre uma senha para acesso.
Passo 3. Ao entrar na página principal da sua conta, você poderá ver o seu score na parte de cima na tela e, mais abaixo, saber se há dívidas que estão negativando o seu nome. Para isso, clique em “Dívidas vencidas”, na parte de “Autoconsulta”.
Passo 4. Ainda na parte de “Autoconsulta”, você pode verificar se há protestos e cheques devolvidos.
Por que consultar o CPF?
Consultar o seu CPF regularmente evita que você seja pego de surpresa. Algumas vezes, o não pagamento de uma dívida gera a negativação, porém, o consumidor, por algum erro da empresa credora, não é avisado sobre a restrição no nome.
Em casos como esse, se o cidadão quiser contratar alguma modalidade de crédito ou fazer alguma compra parcelada, ele pode ser surpreendido com a negativa da solicitação e passar pelo constrangimento de ser visto como mau pagador na praça.
Por isso, o ideal é sempre consultar o seu CPF gratuitamente pelos sites da Serasa e do SCPC, e não somente quando você ficar inadimplente com algum credor.
Já paguei a dívida, mas meu nome ainda está sujo. O que fazer?
Se a sua dívida já foi paga mas, depois de cinco dias úteis da identificação do pagamento, seu nome ainda estiver com restrição, você pode ter sido vítima de uma negativação indevida.
Neste caso, é preciso entrar em contato com a empresa credora e pedir a retirada imediata do seu CPF das listas de maus pagadores.
Além disso, você ainda pode pedir uma compensação pelo dano causado. Para isso, a noPositivo te ajuda! Clicando aqui, você tem uma avaliação gratuita do seu caso e consegue saber se poderá ou não receber uma compensação.
A noPositivo é uma empresa especializada em auxiliar o consumidor que sofreu uma negativação indevida, trabalhando para limpar o seu nome e na busca de uma indenização justa por todo o transtorno passado.
Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Consulte o nosso FAQ ou, se preferir, nos envie uma mensagem!
Veja também!
Importante!
Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]
Compartilhe!