Como comprar pela internet com segurança: 5 dicas para não cair em golpes

Como comprar pela internet com segurança: 5 dicas para não cair em golpes

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Hoje em dia, é muito comum que as pessoas se perguntem “como comprar pela internet com segurança?”. Existe uma grande quantidade de sites onde você pode adquirir os mais variados produtos sem ter que sair de casa. Mas é preciso ter cuidado ao escolher a loja para fazer as suas compras. Caso contrário, você pode levar um golpe de alguém mal-intencionado e até mesmo ter o seu cartão clonado.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, não precisa se preocupar! Neste post, você poderá ver algumas dicas para fazer compras online com segurança e conhecerá alguns cuidados que podem evitar certos problemas. Por isso, continue a leitura e saiba mais!

1. Escolha empresas confiáveis

O primeiro passo é optar por empresas confiáveis. Prefira aquelas sobre as quais você já ouviu falar e procure saber se elas oferecem um atendimento de qualidade.

Procure conhecer, também, as avaliações dos clientes que já compraram no site pelo qual você está interessado. No Reclame Aqui, por exemplo, você pode ter a oportunidade de entender como foi a experiência de compra de outras pessoas. Elas apontam os problemas mais comuns em determinada empresa, além de avaliar o atendimento da empresa para a solução do problema.

Um ponto válido é pedir recomendações a amigos e familiares. Assim, você terá ainda mais informações sobre como é o atendimento das lojas.

2. Observe estes detalhes no site

A segunda dica para comprar na internet com segurança é verificar alguns pontos no próprio site, pontos estes que indicam se ele é confiável ou não. Sabe aquela barra no navegador onde você digita o endereço? Sites que têm credibilidade exibem nesse lugar um selo em formato de cadeado. Isso indica segurança, o que conta pontos para a loja.

Além desse símbolo, verifique antes do “www” se aparece a sigla “https“. O “S” é outra garantia de que não há com o que se preocupar com aquele site!

3. Desconfie de preços muito baixos

A internet nos dá a oportunidade de fazer muitas pesquisas, não é verdade? Entramos em diferentes sites e anotamos todos os preços dos produtos que queremos comprar. Por isso, é bom ter atenção em relação a preços muito baixos, pois isso pode ser um sinal de fraude.

Assim como se observa nas lojas físicas, os sites costumam manter uma média nos preços. Sendo assim, é preciso olhar nas outras lojas para saber qual é o preço médio daquele produto.

4. Não revele a senha do seu cartão de crédito

Ao comprar na internet, nenhum site pede a senha do seu cartão de crédito. Normalmente, é solicitado:

  • nome conforme impresso no cartão;
  • número do cartão e o código de segurança;
  • data de validade;
  • CPF do titular.

Por isso, nunca passe essa informação para nenhuma loja. Se isso acontecer, podem ser pessoas mal-intencionadas agindo para fraudar os seus dados.

5. Verifique o prazo para troca

Uma dica que pode te ajudar bastante é verificar, antes da realização da compra, o prazo da loja para efetuar trocas. Dependendo do que você comprar, a aquisição pode não dar muito certo, fazendo com que a troca seja a melhor opção. Portanto, não deixe de ver qual o prazo para troca e se existem outras condições.

Vale saber que, em compras online, você ainda tem o direito de devolver o produto e ter o reembolso integral do valor investido na compra. Isso mesmo – você troca e não paga nada por isso.

Porém, o prazo para que isso aconteça é de apenas 7 dias. Caso você queira efetuar a devolução do produto após esses 7 dias, o reembolso pode não ser integral, variando conforme as condições de cada loja.

Esse direito é chamado de Direito de Arrependimento e é garantido pelo CDC – Código de Defesa do Consumidor, no artigo 49.

Gostou das nossas dicas sobre como comprar pela internet com segurança? Aproveitar a variedade de lojas que estão na internet é uma vantagem e tanto. Por isso, sempre preste atenção nesses pontos para que essa facilidade não acabe se tornando um problema.

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Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

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