Conheça 9 mitos sobre nome sujo

Conheça 9 mitos sobre nome sujo

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É normal que existam alguns mitos sobre ter o nome sujo. Essa situação é bem delicada e incômoda, e, infelizmente, pode acontecer com qualquer pessoa. Por isso, os questionamentos são frequentes, assim como o engano sobre alguns pontos relacionados.

Ter uma restrição no nome pode trazer muitas consequências negativas para o consumidor. Por exemplo, isso pode impedir o parcelamento de compras em diferentes tipos de lojas, ou, ainda, a obtenção de crédito no mercado, além da queda da pontuação no Serasa Score.

Isso sem falar dos serviços oferecidos por bancos, como cheque especial e cartão de crédito. Eles podem ser suspensos para quem está com dívidas no mercado, podendo trazer maiores prejuízos para estes clientes.

Por isso, é preciso ficar bem informado a respeito deste tema. Para te ajudar, selecionamos alguns dos mitos relacionados com nome sujo para que você entenda melhor o assunto. Continue a leitura e fique por dentro!

1. O nome continua sujo mesmo se renegociar a dívida

Ao identificar uma pendência, muitas empresas entram em contato com o seu devedor para que ele possa renegociar a dívida. Para isso, elas oferecem alternativas para o pagamento, como prazos maiores e até mesmo descontos em cima do saldo devedor.

Vamos supor que você tope fazer o acordo. Neste caso, a empresa tem até 5 dias úteis após o pagamento da primeira parcela para tirar seu nome do SPC e Serasa. Desse modo, o nome não continua sujo quando há renegociação da dívida, mas fica limpo a partir do pagamento da primeira parcela.

2. A empresa pode incluir o seu nome nos órgãos de proteção sem te avisar

Você tem alguma dívida e o seu nome está para ficar sujo por causa desse valor? A empresa deve te avisar que vai incluir os seus dados nos órgãos de proteção ao crédito. Essa comunicação deve ser feita por escrito e enviada com até 10 dias de antecedência.

Assim, o cliente tem a oportunidade de buscar alternativas de pagamento antes de ter seu nome negativado. Esse comunicado deve informar o prazo para que a dívida seja paga sem que haja consequências para o consumidor.

3. O devedor pode receber ligações da empresa de forma insistente

Enviar mensagens com insistência e também fazer ligações muitas vezes pode caracterizar uma cobrança abusiva. Dessa forma, o devedor não pode receber ligações insistentes e nem constrangedoras.

Se isso acontecer, existe a possibilidade de acionar os órgãos de defesa do consumidor e até mesmo empresas de acordo para receber uma compensação.

No entanto, é preciso entender que fazer cobranças não é ilegal. A empresa pode entrar em contato com o consumidor, até mesmo para avisar sobre as pendências e tentar negociar. Mas essa conversa deve ser amigável e não pode expor o cliente.

4. O banco pode impedir o uso de cartão de crédito por quem está com nome sujo

Você já tem o cartão de crédito e paga as suas contas em dia? Então não tem problema algum continuar usando o serviço oferecido pelo seu banco. Dessa forma, é mito a informação de que seu cartão será bloqueado por causa de uma dívida com outra empresa.

Mas vamos supor que você queira pedir um aumento no limite de crédito ou um cartão adicional. Nesse caso, a instituição pode, sim, negar o pedido, já que o seu nome está negativado.

Essa é uma medida de segurança para ela mesma, que não terá um risco maior de inadimplência, e também para você, que não contrairá mais dívidas.

5. Não existe um prazo para seu nome sair dos registros de proteção ao crédito

Mais um dos mitos em relação ao nome sujo. Se depois de cinco anos você ainda não tiver quitado a sua dívida, seus dados devem ser retirados dos órgãos de proteção ao crédito. Porém, isso não significa que a dívida deixa de existir.

Vale saber que mesmo depois de ter o seu nome limpo, se você não pagou o seu débito, ele continua existindo. Inclusive, você tem a oportunidade de procurar a empresa para tentar uma negociação. Afinal, ela ainda pode cobrar a pendência até que ela seja paga. 

6. É possível transferir o nome sujo para outra pessoa

Não é possível transferir o nome sujo para outra pessoa. Os dados que estão nos órgãos de proteção ao crédito são sempre os de quem fez as dívidas.

O que pode acontecer é você receber o contato de uma empresa que não é aquela para a qual você está devendo. Existem situações em que a gestão da cobrança é transferida para outra empresa – existem empresas especializadas que assumem a responsabilidade de negociar esses débitos.

Portanto, a restrição no nome ficará com você até que você pague a dívida ou até que ela caduque, não sendo possível transferi-la para outra pessoa.

7. Empresas podem deixar de te contratar por causa do nome sujo

Empresas não podem deixar de contratar pessoas apenas por elas terem o nome sujo. Existe uma legislação que protege os direitos dos trabalhadores. Segundo ela, qualquer prática discriminatória que impeça a contratação é considerada ilegal.

Não contratar alguém por causa de uma dívida é considerado uma prática de discriminação. Se isso acontecer, o candidato pode até mesmo conseguir uma compensação da empresa que o discriminou durante o processo de contratação. 

8. Quem tem nome sujo não consegue tirar visto ou passaporte

Esta é outra questão que faz parte dos mitos sobre ter o nome sujo. Pessoas que estão com o CPF restrito e precisam viajar podem ficar despreocupadas.

A restrição no nome não as impede de tirar visto ou passaporte, nem mesmo as impede de sair do país. Uma proibição assim só pode ocorrer em situações específicas e não relacionadas com a restrição no nome. 

Além disso, a Polícia Federal, responsável por emitir esses documentos, nem sequer faz esse tipo de consulta para conceder o passaporte. Sendo assim, se esse for o seu caso, pode ficar tranquilo e viajar sem problemas.

9. Só tem nome sujo quem tem alguma dívida no mercado

Infelizmente, até mesmo uma pessoa sem nenhuma dívida pode se assustar ao perceber que seu nome está sujo no mercado. Mas não se preocupe se essa for a sua situação. A negativação indevida pode ter várias causas, como:

  • fraudes;
  • má prestação de serviço por parte da empresa;
  • falha por parte dos órgãos de proteção ao crédito.

Em situações assim, entre em contato com a empresa, relate o problema e anote todos os protocolos de atendimento. Se depois desses passos o seu nome ainda continuar sujo, peça que a exclusão seja feita com urgência. Se o problema persistir, você pode recorrer à justiça e solicitar uma indenização pelo que ocorreu com o seu nome.

Além disso, a noPositivo pode te ajudar! Somos uma empresa especializada em auxiliar o consumidor que foi negativado indevidamente, trabalhando para limpar o seu nome e buscando uma compensação justa por toda a situação passada.

Entre em nosso site e responda algumas perguntas para que o nosso time analise o seu caso e busque a melhor solução para você!

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Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

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