Quanto tempo leva para limpar o nome?

Quanto tempo leva para limpar o nome?

Banner 728x90 Banner 300x100

Se você deixou de pagar uma dívida e ficou com seu nome sujo, é fundamental que você saiba quanto tempo leva para limpar o seu nome. Isso porque é preciso ficar de olho se as empresas estão cumprindo o seu papel corretamente.

Uma vez que a restrição no nome gera diversos impedimentos para o consumidor, o ideal é negociar a dívida para que o nome fique limpo o mais rápido possível, anulando tais impedimentos.

Por isso, elaboramos este post para explicar alguns pontos importantes sobre o tema. Aqui, você vai entender quais são os prazos para que seus dados sejam excluídos dos órgãos de proteção ao crédito, além de conferir o que deve ser feito caso isso não aconteça. Boa leitura!

Afinal, quanto tempo leva para limpar o nome?

Depois que você quita a dívida, a empresa tem cinco dias úteis para retirar seu nome dos órgãos de proteção ao crédito. Inclusive, é muito importante que você pegue um recibo dessa quitação, ok? Isso é para a sua segurança!

Vamos supor que o seu nome continue com restrições depois desse prazo. A partir disso, o primeiro passo é entrar em contato com a equipe com a qual você fez a negociação. Deixe-os por dentro da situação e aguarde um retorno para poder tomar outras providências.

Se mesmo assim o problema não for solucionado, é possível acionar os órgãos e empresas de defesa do consumidor. Assim, você poderá fazer uma reclamação formal.

Quando o prazo começa a contar?

Os cinco dias que a empresa tem para retirar as restrições do seu nome passam a valer somente quando o pagamento, for compensado. Aqui, é importante prestar atenção no seguinte: se o pagamento for feito por meio de boleto ou com cheque, o prazo é um pouco maior. Afinal, é preciso aguardar a confirmação das instituições bancárias antes que o tempo comece a contar.

Além disso, caso você tenha negociado a dívida e optado por pagá-la em parcelas, o seu nome deve ficar limpo em até 5 dias após a identificação do pagamento do primeiro boleto. Ou seja, você não precisa pagar o débito por completo para que o seu nome fique limpo, mas o primeiro pagamento já é o suficiente.

O que acontece quando a dívida caduca?

O termo “caducar” é usado de forma popular para expressar a perda de validade depois de um determinado período. Mesmo não sendo usado juridicamente, no caso de uma dívida, quer dizer que ela já tem mais de cinco anos.

Sendo assim, o tempo para limpar o nome depois que a dívida caduca é de 5 anos. Isso porque, depois desse período, mesmo que o débito não tenha sido pago, seu nome deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

Portanto, a sua restrição no nome pode durar, no máximo, 5 anos. Depois disso, mesmo que a dívida ainda exista, o seu nome deve ser limpo.

Pode parecer vantajoso ter a restrição retirada mesmo sem pagar o débito, porém, isso não é uma boa prática. Instituições bancárias, por exemplo, podem te negar crédito quando você precisar. Além disso, a empresa credora continua tendo o direito de cobrar até receber o valor, mesmo depois do período de cinco anos.

Ou seja, apesar de as restrições acabarem, a conta não deixa de existir!

Por isso, é sempre indicado saber da existência da dívida e da sua procedência, assim como buscar meios de negociá-la da melhor forma possível. Outra coisa que também é muito importante é verificar se, de fato, a dívida foi feita por você.

Como negociar minha dívida?

Atualmente, há maneiras simples de negociar uma eventual pendência. No entanto, independente da forma que você escolher, é importante que você comece pelo seu planejamento financeiro.

Antes mesmo de ir atrás da negociação, coloque no papel os seus gastos e ganhos para ter um panorama completo das suas finanças e do seu movimento financeiro mensal. A partir disso, separe um valor para pagar a sua dívida.

É fundamental que você saiba até quanto pode gastar neste compromisso. Caso contrário, você corre o risco de se endividar novamente.

Sabendo quanto você pode pagar, entre em contato com a empresa credora e veja quais são as condições de negociação. Lembre-se de não fechar um negócio que tenha uma parcela de valor maior àquele que você encontrou no seu planejamento.

Você também pode fazer a negociação em plataformas específicas que tenham parcerias com a empresa credora, como é o caso do Serasa Limpa Nome. Neste site, é possível negociar a dívida existente e ainda ter acesso a descontos e condições especiais.

Após a conclusão da negociação, faça o pagamento do primeiro boleto em dia, assim como o das demais parcelas. Assim que compensado o primeiro pagamento, o tempo para limpar o nome é de até 5 dias úteis.

Saiba mais sobre como você pode negociar a sua dívida online nesta matéria.

A dívida não é minha e meu nome está sujo. E agora?

Infelizmente, essa é uma situação que pode acontecer. Seja uma dívida que você já pagou ou, ainda, um débito que nunca foi seu, as empresas podem cometer um erro e sujar o seu nome indevidamente.

Quando isso acontece, você tem alguns direitos enquanto consumidor. Além de ter o seu nome retirado imediatamente das listas de maus pagadores, é possível que você ganhe uma compensação.

A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com a empresa responsável e explicar o seu caso. Peça a retirada imediata do seu nome das listas de maus pagadores.

Se você não tiver uma resposta satisfatória da empresa ou o seu nome continuar sujo mesmo depois da sua solicitação, você pode entrar com uma ação contra a empresa e pedir uma compensação pelo transtorno sofrido.

Nesta etapa, a noPositivo pode te ajudar! Somos uma empresa que apoia o consumidor e o ajuda a limpar o nome de forma simples e online. Basta preencher o nosso formulário, enviar a documentação e aguardar o contato de nossos especialistas. Conte para nós o que houve e tire suas dúvidas!

Veja também!

Como negociar suas dívidas online em 5 passos

Como limpar o nome: tudo o que você precisa saber

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhe!

Mostrar Comentários

Categorias

Quer saber como limpar seu nome e manter uma boa saúde financeira?

Cadastre seu email e receba gratuitamente nossos conteúdos.