- 1. Desconfie de preços fora do normal
- 2. Confira se a empresa é confiável
- 3. Tenha cuidado ao emprestar o seu cartão
- 4. Acompanhe o extrato de sua fatura
- 5. Ative as notificações do seu celular
- 6. Fique atento ao seu cartão
- 7. Cuidados com ligações de empresas
- Fui vítima de fraude no cartão. E agora?
- Com a fraude, meu nome pode ficar sujo?
Saber como evitar fraudes no cartão é essencial, pois pode te ajudar a usá-lo com mais segurança e a desfrutar das vantagens que ele proporciona.
Sabia que o Brasil é o segundo da América Latina que mais registra golpes no cartão em compras online? Por essa razão, é preciso tomar alguns cuidados para impedir que situações como esta aconteçam.
Nesta matéria, selecionamos algumas dicas de cuidados para você ter em suas compras e também no dia a dia. Continue a leitura e saiba mais sobre como evitar fraudes no seu cartão!
1. Desconfie de preços fora do normal
Principalmente para compras online, é preciso pesquisar muito antes de fechar qualquer negócio. Dessa forma, você consegue acompanhar a tendência dos preços e perceber quando eles estiverem muito abaixo do normal.
É verdade que é muito bom encontrar uma promoção. Porém, quando o preço está muito abaixo da média, ele pode ser um golpe.
Além disso, não deixe de verificar se o site é confiável e de analisar alguns aspectos que trazem segurança para a sua compra, como explicado no próximo tópico.
2. Confira se a empresa é confiável
Ao olhar para o seu navegador, sabe aquele lugar onde está o link do site visitado? Essa é a barra de endereço. Veja se tem um cadeado no lado esquerdo dela. Esse cadeado é um selo de segurança que traz credibilidade para a marca.
Além disso, confira a sigla HTTP no mesmo local. Empresas confiáveis contam com uma letra a mais: HTTPS. O “S” é de segurança, de modo que as compras podem ser feitas com mais tranquilidade.
Além de seguir esses passos para verificar a confiança do site, pesquise sobre a empresa. Você pode recorrer, por exemplo, a sites que permitem consultar a opinião de outros compradores.
No Reclame Aqui você tem a possibilidade de acessar o que outros consumidores têm a dizer sobre a empresa, além de verificar como a marca se posiciona em relação às reclamações recebidas.
Assim, você pode verificar como foi a compra de outras pessoas e se a empresa cumpre prazos. Fazer negócio apenas em lojas que tenham credibilidade vai ajudar você a evitar fraudes no cartão.
3. Tenha cuidado ao emprestar o seu cartão
É comum emprestarmos o cartão para amigos e familiares em quem confiamos para que eles façam as suas compras. Mas é preciso ter cuidado ao passar esses dados!
Se for enviá-los por aplicativos de mensagem, é recomendável apagar essas informações logo em seguida. Afinal, elas podem facilmente cair nas mãos de pessoas mal-intencionadas.
Além disso, desconfie de alguns contatos em nome de pessoas conhecidas. Existem, por exemplo, clonagens de contas no WhatsApp em que os criminosos pedem os seus dados como se fossem algum familiar. Antes de passar as informações, ligue para essas pessoas e entenda se realmente são elas que estão pedindo os seus dados!
4. Acompanhe o extrato de sua fatura
As principais instituições bancárias e operadoras de cartão oferecem aplicativos que possibilitam um acompanhamento diário de suas compras.
A instalação é simples e as regras variam de acordo com a instituição. Se tiver dúvidas, é só entrar em contato com a sua agência para fazer a instalação!
5. Ative as notificações do seu celular
Hoje, a maioria das operadoras de cartão de crédito oferecem a opção de cadastro do celular para receber notificações. Dessa forma, sempre que uma compra for feita, você receberá a comunicação diretamente em seu smartphone, possibilitando um acompanhamento mais preciso ao longo do mês.
6. Fique atento ao seu cartão
Esta é uma dica específica para compras presenciais. É fundamental que você dê uma atenção especial ao seu cartão, tomando cuidado para que ninguém, além de você, tenha ele em mãos.
É comum em algumas lojas que os comerciantes peguem os cartões dos clientes para inseri-los nas maquininhas. Se isso acontecer, tenha atenção redobrada. Pessoas mal-intencionadas podem fotografar o seu cartão sem que você veja. Por isso, tome cuidado.
Tenha cautela também para não deixar outras pessoas verem os dados do seu cartão, como os números, datas, nome e, principalmente, o código de segurança. Por mais que o cartão permaneça com você, outras pessoas ainda podem fotografá-lo enquanto você estiver distraído.
7. Cuidados com ligações de empresas
Por fim, outro cuidado que você deve ter para evitar fraudes no cartão é não passar os seus dados por telefone para ninguém.
Há vários golpistas que fazem ligações em que fingem ser de empresas com as quais você pode ter alguma relação. Se isso acontecer com você, não passe, em hipótese alguma, os dados do seu cartão. Caso contrário, você pode ter problemas.
Vale saber que diversas empresas informam os seus clientes por telefone, aplicativos ou sites que nunca solicitam dados do seu cartão por telefone – nem dados do cartão, nem senha. O mesmo é válido para e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens.
Fui vítima de fraude no cartão. E agora?
Se o seu cartão foi clonado, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com o banco ou empresa administradora do seu cartão e explicar o ocorrido. Assim, o seu cartão será bloqueado para que não haja mais nenhuma compra feita com ele.
Lembre-se, ainda, de anotar o nome de quem te atendeu e o protocolo de atendimento e guardar essas informações em um lugar seguro, pois elas são uma garantia do seu contato com a empresa.
Depois disso, você terá que fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.). Afinal, você foi vítima de criminosos. Registre o B.O. na delegacia mais próxima da sua casa ou, se preferir, pela internet.
Por fim, não esqueça de pagar as compras que realmente foram feitas por você. Mesmo que o seu cartão já esteja cancelado, é importante que você faça esse pagamento, para não ter cobranças depois.
Com a fraude, meu nome pode ficar sujo?
Apesar de não ser correto, infelizmente isso pode acontecer. Mesmo que a culpa não seja sua, o seu nome pode ser negativado pela falta de pagamento das compras que não foram feitas por você.
Se mesmo após a sua comunicação ao banco ou empresa sobre a fraude sofrida, o seu nome ficar sujo, a negativação será indevida e você poderá receber uma indenização por todos os transtornos sofridos.
É importante que, antes disso, você entre em contato com a empresa responsável e peça a retirada imediata do seu nome das listas de maus pagadores. Já se você encontrar dificuldades e isso não acontecer, você poderá entrar com uma ação contra a empresa responsável e pedir uma compensação financeira pela situação passada.
Neste procedimento, você pode contar com a ajuda da noPositivo! Clicando aqui, você tem uma avaliação gratuita do seu caso e consegue saber se poderá receber ou não uma indenização.
A noPositivo é uma empresa especializada em ajudar o consumidor que sofreu uma negativação indevida, trabalhando para limpar o seu nome e na busca de uma compensação justa por todo o transtorno passado.
Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Consulte o nosso FAQ ou, se preferir, nos envie uma mensagem!
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