Compra não reconhecida no cartão de crédito: o que fazer?

Compra não reconhecida no cartão de crédito: o que fazer?

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Já teve uma compra não reconhecida no cartão de crédito? Infelizmente, isso pode acontecer com qualquer pessoa que tenha esse meio de pagamento. Porém, o que fazer para não ter que arcar com uma despesa que não é sua?

Ao ter um valor que você não reconhece no seu cartão, há uma grande chance de você ter sido vítima de um golpe ou fraude. Além disso, pode ser que alguém conhecido que tenha os dados do seu cartão tenha feito alguma compra, ou que você tenha recebido uma cobrança indevida.

Para resolver a questão, na maioria das vezes é necessário entrar em contato com a empresa administradora do cartão e pedir que haja uma análise da sua fatura. Continue a leitura para saber mais sobre como solucionar problemas como esse.

Tenho uma compra não reconhecida no cartão de crédito. E agora?

Ao perceber uma compra não reconhecida na sua fatura do cartão de crédito, o primeiro passo é não se desesperar. Procure lembrar, de início, se o gasto realmente não foi feito por você.

Algumas vezes, o nome da empresa onde você passa o cartão é diferente do seu nome fantasia, o que pode gerar confusão quando você for verificar os valores gastos.

Se você realmente desconhecer o valor, procure resolver o problema o mais rápido possível. Principalmente se você tem acesso à sua fatura em tempo real, não deixe para resolver apenas quando ela já estiver fechada.

Sendo assim, pense em pessoas próximas que possam ter os dados do seu cartão de crédito. Lembre-se se, em algum momento, você emprestou os dados do seu cartão para algum familiar ou amigo. Entre em contato com essas pessoas e pergunte se elas identificam o valor e o estabelecimento.

Caso a compra ainda seja desconhecida para você e para terceiros, restam duas alternativas: golpe ou fraude, ou cobrança indevida. Dessa forma, o processo para a solução será diferente para cada caso.

O que fazer em caso de golpe ou fraude no cartão de crédito?

Golpes e fraudes podem acontecer de diferentes modos. Você pode ter seu cartão clonado ao passá-lo em uma maquininha, estabelecimento ou site suspeito. É possível, ainda, que o seu computador, celular ou tablet esteja infectado com arquivos maliciosos, que fazem com que os dados do seu cartão sejam roubados ao passá-lo em sites que não possuem a devida segurança.

Independente de como aconteceu, o ideal é resolver o quanto antes. Percebendo que se trata de uma fraude, entre em contato com a empresa administradora do cartão ou banco e explique o ocorrido. De maneira alguma pague os valores que você não reconhece.

Fazendo isso, a empresa responsável pelo cartão é quem deve assumir os gastos não identificados. Caso os valores ainda não tenham sido pagos, eles só serão excluídos da sua fatura. Já se o pagamento já tiver sido feito, você poderá ter o reembolso em dobro, de acordo com o art. 42 do Código de Defesa do Consumidor.

Além de retirar a compra não reconhecida do cartão de crédito, é fundamental que você solicite o seu cancelamento. Uma vez que os dados do cartão estão em posse de outra pessoa mal-intencionada, cancele o meio de pagamento e peça outro para substituí-lo.

O que fazer em caso de cobrança indevida no cartão de crédito?

A cobrança indevida é outra situação que pode acontecer, mas que possui solução. Neste caso, não é necessário cancelar o seu cartão de crédito, mas só falar com a empresa que lançou a despesa.

A cobrança indevida é aquela que existe quando um valor que já foi pago continua sendo cobrado, ou quando é cobrada uma despesa que nunca existiu. Normalmente, é resultado de algum erro no sistema da empresa credora ou prestadora de serviço, ou ainda pode ser por má fé, infelizmente.

No caso da compra não reconhecida por cobrança indevida, converse com a empresa que fez o lançamento, explique o seu caso e peça que seja verificado. Caso a cobrança realmente seja indevida, a empresa deverá excluir o lançamento ou propor outra solução, como um reembolso.

Já se a empresa não solucionar o seu problema e mantiver a cobrança da despesa inexistente ou que já foi paga, cabe a você recorrer a outras soluções.

Uma delas é registrar uma queixa junto a sites de reclamações, como o Reclame Aqui. Explique o ocorrido, reúna as provas de que a cobrança é indevida – como um comprovante de pagamento ou de cancelamento do contrato – e peça a exclusão imediata da cobrança.

Outra opção é falar com órgãos de proteção ao consumidor ou empresas reguladoras. É possível buscar o Procon do seu estado, registrar online uma reclamação no consumidor.gov, ou reclamar com a empresa responsável pelo gerenciamento da atividade, como a Anatel, o Banco Central, a ANAC, entre outras.

Posso ter meu nome negativado por uma compra não reconhecida no cartão de crédito?

Sim, infelizmente, o seu nome pode ficar negativado caso a empresa não retire a cobrança e você não pague a despesa não identificada no seu cartão. Em uma situação como essa, você terá sido vítima de uma negativação indevida.

Ter o nome sujo pode te causar muitos prejuízos. Empresas que comercializam linhas de crédito, como empréstimos e financiamentos, dificilmente aprovam os pedidos de negativados. Quando aprovam, as taxas de juros são altíssimas, o que só torna a dívida ainda mais difícil de ser paga.

Outras coisas que podem ser afetadas são as compras parceladas e o cheque especial. Por isso, é fundamental buscar a exclusão do lançamento na fatura antes de gerar a negativação, mesmo que indevida.

Se seu nome for negativado, você pode entrar em contato com a empresa responsável pelo lançamento, explicar a situação e pedir a retirada do seu nome dos órgãos de proteção ao crédito. Caso a empresa reconheça o erro, seu nome deve ficar limpo depois de 5 dias úteis.

Já se seu nome permanecer sujo, uma alternativa é entrar com uma ação contra a empresa e pedir uma compensação por todo o transtorno.

Você também pode contar com a ajuda da noPositivo! Somos uma empresa especializada em auxiliar o consumidor que sofreu uma negativação indevida, trabalhando para limpar o seu nome e na busca de uma compensação justa por tudo o que foi passado.

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Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Consulte o nosso FAQ ou, se preferir, nos envie uma mensagem!

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Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

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