Ícone do site noPositivo

O que é PIX? Saiba aqui!

celular na mesa que realizou o pagamento do suco via Pix

celular na mesa efetuando pagamento do suco usando o sistema Pix.

Você sabe o que é PIX? Trata-se do novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. O cadastramento por parte dos usuários — quando o próprio cliente lança as suas informações no aplicativo do banco — começou dia 5 de outubro de 2020.

Ele está em funcionamento desde o dia 16 de novembro e possibilita a realização de operações (transferências e pagamentos) a qualquer dia e hora, além de ser gratuito.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você tire suas dúvidas sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!

O que é PIX e como se cadastrar?

O PIX é uma nova forma de fazer transferências bancárias e até pagamentos de contas. Assim, sempre que você precisar enviar algum dinheiro para amigos, familiares ou outras pessoas, você pode usar esse sistema. Já para pagamentos, dependerá da empresa ou loja onde você fizer a compra.

A fase de cadastro das chaves começou no dia 5 de outubro de 2020. Mas, afinal, como se faz para cadastrar as chaves? Simples! Primeiro, é preciso ter o aplicativo do seu banco no celular. Você pode fazer o download na loja de apps do seu aparelho.

Inclusive, no caso de quem ainda não tem o app no smartphone, algumas instituições pedem para que o cliente compareça na agência para fazer a operação.

Para se cadastrar, procure no aplicativo a opção destinada especialmente ao PIX. Nela, você vai fazer seu registro incluindo algumas informações, como:

Todos esses dados ficarão armazenados no Banco Central.

Como o PIX funciona?

Você já passou pela situação de ter se esquecido de fazer algum tipo de pagamento antes das 16h, que é o horário em que se encerra o expediente bancário? Ou não se lembrou de fazer uma transferência que precisava cair na conta de seu amigo ou familiar no mesmo dia?

É nesse sentido que o PIX traz melhorias para os usuários. Tanto os pagamentos quanto as transferências caem na conta do destinatário na mesma hora, mesmo fora do expediente bancário.

Antes do PIX, além de haver um horário limite para fazer a transação, ainda havia uma limitação no prazo de compensação, já que os valores só caíam instantaneamente quando a transação era feita no mesmo banco – quando as contas de destino e origem eram da mesma instituição financeira.

DOC e TED

No caso das transferências, ainda existem duas modalidades: DOC e TED. Ao optar pelo DOC, o valor só cairá na conta da pessoa no dia seguinte. Já no caso da TED, pode levar até duas horas para compensar.

Quanto ao valor das tarifas, varia de instituição para instituição. Apesar de serem transações distintas, suas tarifas são as mesmas na maioria das instituições financeiras.

Transações por QR code

Já no caso do PIX, as transações podem ser feitas por QR code ou, ainda, pela chave cadastrada. Ela leva em consideração os dados que foram cadastrados no aplicativo.

Quais são as principais vantagens do PIX?

Como vimos, antes do Pix existiam certas limitações nas transferências e no pagamento de boletos. Sendo assim, a principal vantagem do PIX está relacionada com a praticidade e a agilidade nessas situações.

Além disso, você não depende do horário de funcionamento dos bancos. Especialmente para quem trabalha em horário comercial — entre 8h e 18h —, fica muito difícil destinar parte do dia para cumprir com as obrigações financeiras, não é verdade?

Dessa forma, essa solução permite que pessoas de todo o país realizem esses serviços a qualquer horário e dia da semana — até mesmo em sábados, domingos e feriados.

Como usar o PIX para fazer os serviços mais tradicionais?

Como você viu, é possível usar os serviços mais tradicionais por meio do PIX. Isso pode ser feito das seguintes maneiras:

Até o momento, a realização do PIX depende da internet, ou seja, essa transação não pode ser feita off-line. Somente quem estiver conectado ao wi-fi ou usando os dados móveis de uma operadora é que pode usar esse serviço. No entanto, o Banco Central já cogita a possibilidade de fornecer uma opção off-line, prevista para 2021.

É preciso ter uma conta no banco para usar o PIX?

Outra vantagem de usar o PIX é o fato de que não é necessário ter uma conta no banco para fazer transferências. Caso você tenha uma conta em determinada fintech ou, ainda, tenha uma carteira digital, também pode ter acesso à transação, tendo mais liberdade para movimentar o seu dinheiro sem pagar nenhuma taxa.

Há cobrança de tarifa?

Até o momento, o PIX é grátis, mas apenas para determinado público. Tanto pessoas físicas como microempreendedores individuais não precisam pagar pela transação. Já pessoas jurídicas podem sofrer cobranças, de acordo com a instituição financeira utilizada.

Quais instituições financeiras adotaram o PIX?

Agora que você está por dentro das principais informações sobre o PIX e das vantagens de contar com esse tipo de serviço, deve estar se perguntando quais instituições o adotaram.

Acredite: até o momento, são 742! O Banco Central disponibilizou um documento que menciona todas elas. Você pode acessá-lo e conferir se o seu banco faz parte dessa nova solução!

Para as instituições financeiras que possuem mais de 500 mil contas de clientes ativas, o PIX é obrigatório. Sendo assim, caso você tenha uma conta em um dos grandes bancos tradicionais, pode ter certeza de que a nova transação é oferecida.

Há um limite máximo?

Outra dúvida comum sobre o PIX está relacionada ao valor de um limite máximo. De acordo com as regras definidas pelo Banco Central, não há uma quantia definida que o cliente pode movimentar ao longo de um período.

Porém, as instituições financeiras estão autorizadas a estabelecer um limite, visando a redução do risco de fraudes e de golpes de estelionato.

Conseguimos te ajudar a entender o que é PIX e quais as suas principais vantagens? Saber sobre esse serviço ajudará você a aproveitar todas essas funcionalidades e a usufruir de seus benefícios. Isso certamente vai trazer praticidade para o seu dia a dia. Lembre-se de realizar compras com segurança para manter seu nome limpo em pagamentos online.

Veja também!

Cadastro positivo: o que isso significa? Entenda!

Como organizar finanças pessoais? 6 passos para cuidar da sua saúde financeira