Ter pendências financeiras pode causar uma grande dor de cabeça, principalmente se houver uma dívida negativada. Neste caso, o problema é ainda maior, pois o seu nome foi parar em listas de maus pagadores, consultadas pelas empresas antes da liberação de algum tipo de crédito.
Assim, quem está negativado precisa buscar estratégias para solucionar a questão. Desde entrar em contato com a empresa até tentar uma negociação, é recomendado recorrer a alternativas que contribuam para que você se organize financeiramente.
Mas você sabia que nem toda pendência significa uma negativação? Há dívidas que, embora realmente existam e exijam o pagamento, não deixam o nome do devedor sujo – pelo menos, não de imediato. Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!
O que fazer quando o nome está negativado?
Se o seu nome está negativado, inicialmente, entre em contato com a empresa que encaminhou seus dados para os órgãos de proteção ao crédito — Serasa e SPC, por exemplo.
Inclusive, procure entender se não se trata de uma negativação indevida. E o que seria isso? É o que ocorre quando as empresas encaminham o seu nome para esses órgãos sem que a dívida realmente exista. Pode acontecer por diversos motivos, envolvendo tanto falhas de funcionários como fraudes. Cada caso deve ser avaliado com atenção para você tomar as providências adequadas.
Para saber se o seu nome está sujo, uma consulta no próprio site do Serasa trará essa informação. Você precisa apenas digitar os seus dados para verificar se há negativação.
No entanto, o que gera muitas dúvidas neste assunto é a diferença entre pendência em aberto e dívida negativada.
Qual é a diferença entre pendências financeiras e dívida negativada?
Para que você entenda melhor a diferença entre pendência em aberto e dívida negativada, vamos ver dois exemplos.
Exemplo 1
Clarice estava com dois problemas: seu nome estava negativado devido a alguns problemas financeiros, e ela também tinha pendências que não eram as responsáveis por essa negativação.
No entanto, na hora de negociar as suas dívidas, ela acabou confundindo as duas coisas. Pagou justamente as pendências em aberto, que se apresentavam como “contas atrasadas”, e que não estavam sujando o seu nome. O resultado foi que seu nome continuou sujo.
As pendências são como uma “chamada de atenção” no consumidor. É um sinal de que há contas a pagar e que podem levar a uma futura negativação do nome por parte da empresa, mas que ainda não estão sujando o nome da pessoa.
O que pode causar isso que aconteceu com Clarice? As seguintes situações:
- contas atrasadas, de qualquer natureza que sejam. Elas são um sinal de que o prazo de vencimento já passou e, caso a dívida persista, poderão negativar o seu nome;
- dívidas vencidas há mais de cinco anos e que não podem mais ser negativadas, que aparecem apenas para o consumidor.
Assim, ela continuou com o nome sujo, mesmo depois de pagar algumas pendências financeiras
Exemplo 2
João pagou uma dívida caduca mas continuou com o nome sujo. Uma dívida caduca é aquela que, após 5 anos, não deixa de existir, mas tira a restrição no nome do devedor. Ou seja, ela ainda deve ser paga, mas já não gera mais a negativação.
Ele também estava com dois problemas. Há cinco anos, ele adquiriu um produto e não o pagou dentro do prazo. Em resultado disso, seu nome foi negativado, o que o impediu por algum tempo de contar com algumas facilidades oferecidas pelo mercado.
No entanto, ao longo daqueles cinco anos, João adquiriu outro item e não o pagou no prazo, o que também fez com que seu nome fosse negativado. Assim, a dívida existia e era preciso quitá-la para que seu nome voltasse a ficar limpo.
Na hora de pagar a conta, João se confundiu e pagou aquela que já estava “caduca”. Porém, o seu nome estava comprometido devido à segunda dívida assumida ao longo dos cinco anos. Por essa razão, seu nome continuou sujo, mesmo após o pagamento de uma das dívidas.
Como solucionar as pendências financeiras?
Como podemos ver, pendências financeiras ou “contas atrasadas” que ainda não sujaram o nome podem comprometer a sua organização pessoal, além de se transformarem em uma negativação de nome. Por isso, vamos dar algumas dicas que você pode adotar no seu dia a dia para evitar esse tipo de problema. Confira!
Tenha um controle financeiro
Primeiro, tenha um controle financeiro e entenda quais são as principais contas a serem pagas ao longo do mês. O mais indicado é que as datas de vencimento caiam no mesmo dia. Assim, você vai pagá-las em uma única atividade, reduzindo as chances de esquecimento.
Lembre-se de que quem esquece de pagar uma conta diminui a pontuação no Serasa Score, que é usado pelas empresas para analisar o histórico de cada cliente. Além disso, ela pode se tornar uma “pendência em aberto” e até causar confusão no seu planejamento.
Mapeie as suas dívidas
Para mapear as suas dívidas, confira quais precisam ser pagas com mais urgência e entre em contato com as empresas para negociar, caso sejam muitas. Ter esse entendimento vai contribuir para que você tenha uma melhor organização nas suas finanças e ainda permitirá avaliar quais você deve dar prioridade, para evitar que seu nome fique sujo.
Corte gastos
Enquanto organiza sua vida financeira, preocupe-se também em cortar gastos desnecessários. Isso vai evitar que novas dívidas surjam, além de permitir que seu histórico de compras seja sempre positivo. Desse modo, você vai ter acesso a várias facilidades que o mercado oferece.
Neste post, você pôde entender a diferença entre pendências financeiras e dívida negativada. Sempre que houver algum problema nesse sentido, é preciso analisar bem a sua situação. Verifique quais são as contas que levaram o seu nome a ficar sujo e faça o pagamento o quanto antes daquelas que estão causando problemas. Além disso, procure sempre pagar suas contas até a data de vencimento para evitar que situações como essas aconteçam.
Veja também!
Golpes de estelionato: conheça os principais e proteja seu nome da negativação indevida