O que é negativação indevida? Saiba aqui!
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Limpar o nomeEstar com o nome sujo é um problema se você deseja ter crédito disponível no mercado. Afinal, essa situação pode ser um impedimento se você quiser contratar alguma linha de crédito ou parcelar alguma compra. Mas você sabia que é possível não ter dívida alguma e mesmo assim ficar negativado? Neste caso, o que acontece é uma negativação indevida.
Normalmente, existem três tipos de situações diferentes que podem fazer com que o consumidor seja negativado indevidamente. Porém, em todas elas, ele acaba sendo prejudicado.
Neste post, entenda o que é a negativação indevida e seus tipos e confira algumas dicas para limpar o seu nome. Continue a leitura e saiba mais!
O que é negativação indevida?
Imagine só a seguinte situação: você está com todas as suas contas em dia e quer fazer um empréstimo para reformar a sua casa. Escolheu o banco que mais atende às suas necessidades e levou todos os documentos que eles pediram. Na hora de analisar os seus dados, você recebeu a informação de que está com o nome sujo.
É comum que bancos e outros tipos de empresas incluam seus devedores em listas de serviços de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa. Isso é uma maneira de fazer com que essas pessoas paguem suas dívidas e voltem a ter a possibilidade de conseguir crédito no mercado. Todas as empresas podem fazer isso, desde que você esteja, de fato, devendo.
Mas será que é possível ficar com o nome sujo mesmo sem ter dívidas? Infelizmente, situações assim são mais comuns do que se imagina. Além disso, existem casos em que as pessoas nunca ouviram falar do nome da empresa que fez isso. Se você está passando por isso, é sinal de que sofreu uma negativação indevida. Ou seja, está negativado mesmo sem estar devendo.
Quais são as causas de negativação indevida?
Existem diferentes causas para a negativação indevida. A seguir, a gente explica quais são as principais. Confira!
Fraude por terceiros
Isso pode acontecer se você perder seus documentos ou tiver seu cartão clonado. Neste caso, os golpistas fazem compras em seu nome e você acaba descobrindo o problema só quando já estiver com o nome sujo por não ter feito o pagamento.
Se isso acontecer, você tem o total direito de ser reembolsado e ainda receber uma compensação pelos danos sofridos. Afinal, o problema foi da empresa, que não teve a responsabilidade de fazer uma análise mais criteriosa.
Má prestação de serviço
Seu nome pode ir parar nas listas dos órgãos de proteção ao crédito mesmo com suas contas já pagas. Isso ocorre em casos de má prestação de serviço. Assim, a empresa é totalmente responsável pelo dano, já que a dívida não existe. Isso pode acontecer por falha dos funcionários ou pelo envio duplicado da mesma conta.
Outra falha comum está relacionada à dívida prescrita. Sabe o que isso significa? De acordo com a lei, se a sua dívida não for paga em até 5 anos, ela “caduca” e seu nome fica limpo. Quando isso acontece, a empresa credora deve retirar os seus dados dos serviços de proteção ao crédito, mesmo que a dívida não tenha sido paga. Do contrário, a sua negativação será indevida, pois é responsabilidade da empresa fazer essa exclusão.
Falha dos órgãos de proteção ao crédito
Às vezes, mesmo com as empresas solicitando a retirada do seu nome dos órgãos de proteção ao crédito, pode haver um erro por parte deles. Neste caso, a responsabilidade sobre a negativação indevida será dos próprios birôs de crédito. É direito do consumidor pedir uma compensação ao órgão em questão. O valor será definido de acordo com o tempo que seu nome ficou sujo injustamente.
Fui negativado indevidamente, o que fazer?
Se você estiver passando por essa situação, é preciso entender o que pode ser feito. O primeiro passo é entrar em contato com a empresa e explicar o problema. Não se esqueça de anotar todos os protocolos de atendimento e pegar os dados da pessoa que o atendeu.
Já fez isso e seu nome continua sujo? Então é possível entrar com uma ação contra a empresa e pedir uma compensação. Afinal, você estará impossibilitado de conseguir crédito no mercado por algum tempo, o que pode prejudicar significativamente o pagamento das suas contas, dependendo do seu caso.
Em situações de dívida paga, a empresa tem até 5 dias úteis para retirar seu nome dos serviços de proteção ao crédito a partir da identificação do pagamento. Mas suponhamos que, depois desse período, o seu nome continue sujo. Nesse caso, entre em contato com a empresa e peça para que a exclusão seja feita com urgência. Se isso não resolver o problema, você pode entrar com um pedido de compensação.
Caso tenha percebido que foi vítima de golpe ou fraude, é preciso, inicialmente, fazer um boletim de ocorrência. Logo em seguida, cadastre um alerta no Serasa. Isso pode ser feito até mesmo se você perceber que perdeu algum documento e já quiser se resguardar. Há dois tipos de alerta:
- provisório — caso você não esteja encontrando os seus documentos ou os cartões de débito ou crédito, mas não tem certeza se os perdeu. A validade é de 30 dias;
- permanente — para situações em que você tem certeza que perdeu os documentos, como no caso de roubos. A validade é de 5 anos.
O que pode acontecer com quem está com o nome sujo?
Como explicamos no exemplo do empréstimo, outros serviços podem ser negados a quem está com o nome sujo. Entre eles, destacamos:
- Fazer compras parceladas;
- Conseguir cartão de crédito ou aumentar o limite do seu atual;
- Comprar em lojas com condições especiais;
- Alugar imóveis – antes de assinar o contrato, as imobiliárias e os proprietários fazem uma análise de crédito para fechar o negócio.
Você pode ter dificuldades até mesmo para abrir uma conta corrente ou para ter acesso a serviços extras de seu banco, como talões de cheque e cheque especial.
Se você se identificou com alguma dessas situações e acredita ter sido vítima de uma negativação indevida, a noPositivo pode ajudar! Entre em nosso site e responda algumas perguntas para analisarmos gratuitamente o seu caso.
Somos uma empresa especializada em ajudar o consumidor que sofreu uma negativação indevida, trabalhando para limpar o seu nome e na busca de uma compensação justa por todo o transtorno sofrido.
Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Consulte o nosso FAQ ou, se preferir, nos envie uma mensagem!
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Importante!
Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]
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