Você já ouviu falar em dívida protestada em cartório? Trata-se de uma situação bem delicada que traz alguns riscos para a vida financeira de quem a possui, uma vez que ela deixa o seu nome sujo.
Para solucionar este problema, é fundamental que o devedor pague a dívida. Caso contrário, seu nome ficará sujo pelos próximos cinco anos e ele terá várias dificuldades para conseguir tipos diferentes de crédito.
Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda o que é esse tipo de protesto e quais são os passos a seguir. Você também vai descobrir quais são as principais dívidas que podem levar a essa ação por parte do credor. Continue a leitura e saiba mais!
O que é dívida protestada em cartório?
A dívida protestada em cartório ocorre quando não há o pagamento de alguma conta, levando a empresa credora a fazer o registro de que não recebeu esse valor. Em resultado disso, a pessoa endividada ficará com restrições de crédito, sendo necessário ir ao cartório para resolver a situação.
O que é preciso fazer nesse caso? A pessoa que tem o nome restrito devido a esse tipo de débito vai receber uma notificação do próprio cartório. Então, ela deverá ir ao cartório e pedir uma certidão dessa dívida. Para emitir o documento, será preciso apresentar os seguintes documentos:
- carteira de identidade;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- a notificação do protesto entregue pelo cartório.
Se você não souber em qual cartório o credor efetuou o protesto, é possível fazer uma consulta no site do SPC. Para receber essa informação, basta ter em mãos o seu CPF e um documento com foto que comprove a sua identidade.
Outra dica que vai te ajudar a encontrar o cartório é verificar quais são os endereços dos cartórios por estado, encontrados no site do Ministério da Justiça. Assim, é possível descobrir qual é o tabelião mais próximo da empresa que realizou o protesto.
O que fazer para limpar o nome da dívida protestada?
Assim que você descobrir qual é o cartório e conseguir emitir a certidão da sua dívida, é preciso entender como limpar o seu nome. Para isso, basta ir até a empresa que realizou essa ação e pagar a sua dívida.
Ao quitar esse valor, é preciso obter um comprovante chamado “Carta de Anuência”. Somente com ela é que você conseguirá limpar o seu nome ao retornar ao cartório.
Além disso, é indicado levar dinheiro vivo até o local, uma vez que esse serviço pode ser cobrado pela instituição. O valor varia de cidade para cidade. Por isso, assim que você conseguir sua certidão, já pergunte ao atendente se há uma cobrança para limpar o nome e qual é essa quantia.
Depois que você der esses passos, é o próprio cartório que entrará em contato com o SPC para retirar as restrições do seu nome.
Quais são as dificuldades relacionadas a uma dívida protestada em cartório?
Existem algumas dificuldades em todo esse processo, principalmente se a empresa não indicou o contato de forma clara para que o devedor entrasse em contato. Caso a pessoa endividada não saiba com quem conversar, é preciso ir até a Junta Comercial do estado para fazer essa pesquisa.
Dessa forma, é possível ter acesso aos dados dos próprios responsáveis da empresa, o que possibilita um contato direto. O mesmo pode ser feito nos casos em que a empresa já encerrou suas atividades.
Se mesmo assim não for possível entrar em contato com a empresa credora, é preciso contar com os serviços de uma pessoa especializada, como um advogado. Esse profissional conseguirá um ofício judicial no cartório para que o devedor possa depositar o valor em juízo.
Quais dívidas podem ser protestadas em cartório?
Mas afinal, quais são as dívidas que podem ser protestada em cartório? Veja, a seguir, algumas das principais:
- contrato de aluguel;
- cédula de crédito bancário;
- cheque;
- termo de acordo;
- encargos condominiais;
- conta de prestação de serviços;
- termo de conciliação da Justiça do Trabalho.
O credor só pode fazer o protesto da dívida uma vez. No entanto, caso haja acordo entre as partes — parcelamento da dívida, por exemplo — e o devedor pagar apenas parte do valor, ela pode ser protestada novamente.
O que acontece com quem não paga a dívida protestada em cartório?
Como vimos, uma dívida protestada em cartório traz restrições de crédito ao devedor. O que significa isso? Que você terá nome sujo no mercado, o que poderá causar algumas dificuldades para a sua vida financeira.
Entre as desvantagens disso, podemos destacar:
- suspensão de benefícios oferecidos por instituições financeiras, ou seja, o banco pode restringir você de conseguir mais crédito no cartão;
- dificuldades para conseguir melhores condições de compra em lojas — parcelamento, por exemplo;
- não contar com alternativas de crédito, especialmente para emergências;
- dificuldade de conseguir financiamentos nas instituições bancárias;
- perda do poder de compra;
- dificuldade para conseguir fechar contratos — o de aluguel, por exemplo.
Além disso, é importante lembrar do bem-estar e da tranquilidade usufruídos por quem não tem nenhum tipo de débito. Essa pessoa poderá conseguir melhores soluções no mercado e ainda terá uma vida financeira mais organizada.
Neste post, você viu o que é uma dívida protestada em cartório. Além disso, demos um passo a passo de como lidar com a questão. Como mostramos, pode ser preciso recorrer a um apoio profissional, especialmente se for difícil encontrar o credor. Assim, é mais fácil solucionar a situação e usufruir de todas as vantagens de quem não tem nenhuma restrição de crédito.
Você passou por alguma situação parecida ou ficou com alguma dúvida? Nós podemos te ajudar! Preencha nosso formulário e nós entraremos em contato!
Veja também!
Conheça 7 direitos do consumidor endividado
Pendências financeiras e dívida negativada: qual solucionar primeiro e por quê?