Paguei minha dívida e meu nome continua sujo: o que fazer?
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Limpar o nomeInfelizmente, por algumas razões, as empresas falham em retirar o nome de seus devedores das listas de órgãos de proteção ao crédito. Isso faz com que esses consumidores tenham o pensamento “paguei minha dívida, mas meu nome continua sujo. E agora?”.
Quando uma dívida é paga, as empresas credoras têm até cinco dias úteis para retirar as informações do Serasa, SPC ou SCPC. No entanto, às vezes esse prazo não é cumprido, fazendo com que o consumidor seja prejudicado.
Nesta matéria, saiba o que fazer se você pagou sua dívida mas seu nome continua sujo.
Se já paguei minha dívida, por que meu nome continua sujo?
Quando você paga a sua dívida, o pagamento deve ser processado de forma automática pela empresa credora. Porém, isso não acontece sempre.
Ao ver que o seu nome continua sujo mesmo depois do pagamento ter sido feito, o consumidor pode se sentir lesado, principalmente caso ele tenha quitado a dívida exatamente para limpar o nome, já com outros planos. Trata-se de um erro da empresa, que colocou o nome do consumidor nos órgãos de proteção do crédito e que, por alguma falha, não fez a devida retirada.
Quais são os problemas de ficar com o nome sujo?
Ter o nome sujo na praça é uma situação que ninguém espera. Isso porque pode trazer muitos problemas ao consumidor, como dificuldades em contratar cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e outras linhas de crédito. Além disso, o consumidor também pode ter problemas para fazer compras parceladas.
Meu nome continua sujo. Tenho direito a indenização?
Normalmente, para que o consumidor receba uma indenização, é necessário entrar com uma ação na Justiça para consegui-la. Assim, é o juiz responsável pelo caso que definirá se há ou não o direito a uma compensação.
De qualquer forma, você ainda pode juntar os pontos para ter uma ideia se você realmente pode ou não ser indenizado pelo seu transtorno.
Primeiramente, tenha certeza que seu nome está negativado de forma indevida. Se você já pagou a dívida e, mesmo após o prazo estabelecido – que é de cinco dias úteis -, seu nome não ficou limpo, a negativação pode, sim, ser considerada como indevida.
Depois disso, você pode seguir os seguintes passos.
1. Consulte seu CPF
Para ter a certeza de que seu nome está presente na lista de maus pagadores, consulte o seu CPF. Você pode se cadastrar no site do Serasa pelo site ou aplicativo, por exemplo, e consultar se existem dívidas em seu nome.
Para saber mais detalhes sobre esse processo, confira esta matéria.
2. Separe as provas da negativação
Assim que se certificar da situação do seu nome, é hora de juntar e separar as provas dessa negativação.
Um dos documentos que pode te ajudar é um comprovante da negativação do seu nome. É fundamental que esse comprovante tenha o nome da empresa, o CNPJ, o valor da dívida, a data da dívida e o número de contrato assinado com a empresa.
Para conseguir esse documento, basta consultar a sua situação em um dos órgãos de proteção ao crédito e imprimir a página.
Você também deve possuir documentos que comprovem o pagamento da dívida, como:
- e-mails de negociação e confirmação de pagamentos;
- comprovantes de pagamento;
- extratos bancários;
- conversas de aplicativos de mensagem, se houver;
- gravação da ligação do atendimento e o protocolo;
Aqui, vale a pena ressaltar a importância da gravação do atendimento, uma vez que apenas levar o protocolo pode não funcionar como uma prova sólida. Isso acontece porque o número do protocolo prova que o atendimento foi feito, mas não sobre o que se referia tal atendimento. Por isso, ter a gravação do atendimento é de suma importância.
Para conseguir a gravação, você pode solicitá-la à empresa de atendimento. É um direito seu, e a empresa não pode se recusar a entregá-la.
O que fazer se já paguei minha dívida e meu nome continua sujo?
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de cinco dias úteis para a empresa que enviou os dados do cliente em débito retirar essas informações das listas de maus pagadores. O prazo começa a contar a partir do dia do pagamento da dívida.
Caso seu nome não seja retirado, existem algumas formas de resolver isso. Antigamente, era o próprio cliente quem deveria solicitar a retirada do CPF dos órgãos de proteção ao crédito depois do pagamento da dívida. Hoje, isso deve ser feito pela empresa responsável pela negativação, sendo passível de sanções. A seguir, veja algumas coisas que você pode fazer para tentar solucionar o problema.
1. Entre em contato com a empresa credora
Se você já pagou sua dívida, mas seu nome continua sujo, a primeira alternativa deve ser procurar a empresa credora. Explique sua situação ao atendente da empresa, falando detalhes que podem ser importantes. Caso precise, envie o comprovante de pagamento e, assim, solicite que o seu nome seja retirado da lista de inadimplentes o mais rápido possível.
2. Fale com órgãos de proteção ao consumidor
Se após entrar em contato com a empresa credora, o seu problema não for resolvido, fazendo com que seu nome continue sujo, você pode entrar em contato com os órgãos de proteção ao consumidor, como os Procons estaduais. É possível registrar uma reclamação presencialmente, em um dos postos credenciados, ou pela internet, no site do Procon do seu estado.
3. Entre com uma ação contra a empresa credora
Se, infelizmente, você não tiver o resultado esperado com as duas opções anteriores, você ainda pode entrar com uma ação contra a empresa credora, solicitando uma antecipação de tutela. Assim, o juiz determinará a exclusão do cadastro do banco de dados do órgão de cobrança.
Vale saber, ainda, que essa situação pode render compensação em dinheiro, já que ela pode acarretar em problemas maiores, resultando em danos morais.
De qualquer forma, é importante ter em mente que é sempre bom ter os comprovantes de pagamento guardados, o contrato de negociação e todos os outros documentos que comprovam o pagamento da sua dívida.
Além disso, não existe diferença em acertar o valor diretamente com empresa credora ou com um escritório de cobrança, por exemplo.
4. Entre em contato com a noPositivo
Mais uma opção possível é entrar em contato com a noPositivo. Somos uma empresa especializada em auxiliar o consumidor que foi negativado indevidamente, trabalhando para limpar o seu nome e buscando uma compensação justa por toda a situação passada. Clique aqui para ter uma avaliação gratuita do seu caso e saiba se você pode ter direito a uma compensação. Para saber mais sobre como podemos te ajudar, consulte o nosso FAQ ou, se preferir, preencha o formulário para saber se você pode receber uma indenização!
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Importante!
Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]
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